Novo SICAF será implantado no 1° semestre de 2018
04 de dez de 2017
O Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão anunciou que a implementação deve estar pronta para uso no primeiro semestre
de 2018, mas ainda sem data estipulada para o lançamento.
Com o novo sistema, todos os procedimentos de cadastro passam a ser eletrônicos, dispensando o fornecedor que vende ao governo federal da entrega de documentos físicos e autenticação em cartório. Isso será possível porque a ferramenta vai integrar dados da Receita Federal, Tribunal Superior do Trabalho e Previdência Social.
Segundo o secretário de Gestão do MP, Gleisson Rubin, durante um evento promovido pelo Sebrae, a atualização faz parte de uma série de medidas para desburocratizar o serviço público brasileiro. “Esse novo sistema atende às diretrizes do Decreto nº 9.094/2017, que tem como um de seus princípios a presunção de boa-fé dos fornecedores”, destacou.
Fornecedores da Administração Pública Federal
De acordo com o Planejamento, mais de 60% dos fornecedores da Administração Pública Federal são formadas por micro e pequenas empresas. As mesmas representam 36% das participações nas aquisições e contratações de bens e serviços, movimentando cerca de R$ 32,4 bilhões por ano. Atualmente, o Sicaf conta com cerca de 384 mil empresas cadastradas.